Recente decisão do STF sobre folga quinzenal aos domingos









Alessandra gütschov


Recente decisão do STF sobre folga quinzenal aos domingos


A ministra Cármen Lúcia, do STF, rejeitou o recurso das Lojas Riachuelo S.A. contra a decisão do TST que determinou o pagamento em dobro das horas trabalhadas aos domingos, reservados ao descanso das empregadas. 


O dispositivo da CLT, no capítulo de proteção ao trabalho da mulher, estabelece a necessidade de uma escala quinzenal para favorecer o repouso dominical quando há trabalho aos domingos. 


O caso foi levado à Justiça pelo SECSJ em Santa Catarina, resultando na condenação da Riachuelo ao pagamento em dobro das horas trabalhadas no segundo domingo consecutivo. O TST manteve a decisão. 


A Riachuelo, em recurso ao STF, alegou a inconstitucionalidade da escala diferenciada de repouso semanal, argumentando contrariedade ao princípio da igualdade entre homens e mulheres. 


A ministra Cármen Lúcia afastou a alegação, destacando que a questão não envolve condições especiais para mulheres, mas uma proteção específica para resguardar a saúde da trabalhadora diante das condições sociais e familiares. 


Se você está enfrentando dificuldades ou dúvidas sobre esse assunto, entre em contato para mais informações. 


Dra Alessandra Gütschov

Siga-me nas Redes Sociais!

Fique antenado sobre principais tópicos e orientações em Direito

Acompanhe o Blog: