Conheça as folgas previstas por lei






Alessandra gütschov


Conheça as folgas previstas por lei


Em vários casos o funcionário tem previsto por lei a pausa remunerada motivada por inúmeras situações. Por isso, hoje listamos alguns dos motivos que ocasionam a folga, confira:


Afastamento por falecimento (Licença Nojo): Apresentando a certidão de óbito, o profissional tem direito a até 8 dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filhos e irmãos; e até 3 dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para sogro, sogra, avós, netos, tios, sobrinhos, cunhados e primos de 1º grau.


Licença casamento: Através da certidão de casamento emitida pelo cartório, o trabalhador tem direito a 3 dias consecutivos de folga na licença casamento.


Licença paternidade e maternidade: Com a certidão de nascimento ou adoção, os pais se beneficiam da licença-maternidade ou até cinco dias consecutivos de folga, no caso da licença paternidade.


Mesários: Aqueles que foram convocados para serem mesários nas eleições têm direito até dois dias de folga através da documentação que comprove o alistamento eleitoral.


Doação de sangue voluntária: Através da comprovação da doação de sangue é possível ter um dia de folga em cada 12 meses de trabalho.


Lembrando que as situações listadas acima são apenas alguns dos motivos que possibilitam o descanso remunerado, para mais informações entre em contato com nossos especialistas. 


Dra Alessandra Gütschov

Siga-me nas Redes Sociais!

Fique antenado sobre principais tópicos e orientações em Direito

Acompanhe o Blog: